Farinha de maracujá - Combate o diabetes e emagrece

http://veja.abril.com.br/saladeaula/110407/imagens/maracuja.jpg

A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimenos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação.

Ela chegou ao mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos, ajudando você a perder peso.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estomago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

A pectina é uma fração de fibra volátil que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos. A fibra de maracujá trabalha reduzindo a taxa de glicose, colesterol e auxiliando em programas de emagrecimento e no controle da diabetes.

Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o bloqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso – comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.

Menos toxinas

O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la ao cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: "Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar". Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).


Faça em casa ou compre pronto!

Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico - sem agrotóxico.


Veja como fazer:

Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água corrente. Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar. Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Nutrientes extras:

A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais:
Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: previne anemia e aumenta a disposição.

Cálcio: ajuda a fortalecer os ossos, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.


Dicas de receitas:

* 2 bananas ou 1 pera e 1 maça...
* 1 colher de sopa (10 gramas) de farinha de casca de maracujá
* 1 colher de sopa de farinha de linhaça(opcional)

* 2 copos de leite
* adoçar a gosto

Doce diária recomendada: 1 colheres de sopa cheia , 3 vezes ao dia, que equivalem a 30g de fibra de maracujá ao dia.
Ajuda na redução da taxa de colesterol e na diminuição da glicemia.


Farinha de banana verde: Esperança para os diabéticos

http://www.valemaisalimentos.com.br/imagens/tabela_banana_verde.jpg

Estudos brasileiros indicam que a farinha de banana verde, rica em carboidrato é especial para o seu corpo e pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, tendo grande potencial para melhorar a qualidade de vida de quem tem diabetes.

A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C e sais minerais. Muitas civilizações através da história dependeram em grande parte da banana para sobreviver. Mas estudos brasileiros estão tentando utilizar o poder de uma substância encontrada na banana verde: o amido resistente.

O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo.

Segundo reportagem do Globo Repórter, como a banana verde não é agradável para ser ingerida, pesquisadores brasileiros criaram um processo para fazer farinha de banana verde (processo patenteado) que pudesse ser utilizada para fazer alimentos, substituindo em parte a farinha de trigo.

A farinha da banana verde mostrou-se eficaz para o controle da glicose no sangue, o que pode ser muito benéfico para os diabéticos. Melhorar a qualidade de vida para quem tem diabetes é uma luta constante e a farinha de banana verde pode reduzir a glicose, ou seja, controlar o açúcar no sangue.

Outra vantagem foi observada em barrinhas de cereal com apenas 70 calorias, que utilizam a farinha de banana verde em sua composição e podem reduzir o apetite aumentando a sensação de saciedade.

GLOBO REPÓRTER - FARINHA DE BANANA VERDE COMBATE DIABETES


Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons