Barrinhas de cereais: pedacinhos de saúde

Procurando versatilidade? Que tal uma barrinha de cereais? Elas são nutritivas, ricas em fibras e satisfazem aquela vontade de comer um docinho no meio do dia, sem que você consuma muitas calorias.

O que contam sobre as barrinhas...

Há relatos de que as 'barras de cereal' foram descobertas por um navegador, na Polinésia, em 1985, e depois elas passaram a ser produzidas em maior escala, com o objetivo de alimentar os viajantes, durante as trajetórias em alto mar, por serem práticas e de fácil conservação. Já no mercado brasileiro, este produto existe desde meados dos anos 90. Se a história aconteceu exatamente desta maneira, não importa, pois o fato é que as barrinhas estão dominando cada vez mais as prateleiras dos supermercados.

Vantagens nutricionais dos cereais em barra

Os cereais são alimentos ricos em carboidrato, um nutriente muito importante e necessário na alimentação, por ser fornecedor de energia para as suas necessidades físicas e mentais diárias. Alguns exemplos de cereais são: aveia, arroz, milho, centeio, trigo e cevada.

As barrinhas contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação. Assim, eles mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados, como farinha de trigo, açúcar refinado e fubá de milho, durante os processos industriais de fabricação.

Faça a escolha certa!

Os sabores das barrinhas são muito variados, os principais ingredientes são frutas desidratadas e cristalizadas (ameixa preta, damasco, pêra, maçã, mamão, coco e banana) e os cereais integrais (flocos de arroz tostados, flocos de aveia). Elas aumentam a sensação de saciedade, reduzem a tentação de beliscar guloseimas durante o dia e com as fibras contidas nos cereais integrais nestes alimentos o fluxo intestinal e o seu intestino funcionam melhor e com maior regularidade regularmente.

A fim de agradar todos os tipos de paladar, já existem no mercado até barrinhas de cereais salgadas, que contêm ingredientes como castanha de caju torrada, soja granulada, molho de soja e gergelim tostado. Se você está mesmo preocupado em controlar a quantidade de energia proveniente dos alimentos, opte por barrinhas de cereais light ou diet, que fornecem bem menos calorias que as barrinhas convencionais, além de serem muito saborosas.


Como deve se alimentar o diabético

http://www.dieta-certa.com/assets/images/media/vegetarian_diet_and_diabetes1_cr_372_372.jpg

COMO DEVO COMER?

Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos ou açucares, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.


COMO COMPOR UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA?


Incluindo em todas as refeições um alimento de cada grupo alimentar:

Energéticos


Fontes de Carboidratos (Glicose): cereais, como arroz, milho, trigo, aveia, centeio, cevada e seus produtos (farinhas, pipoca, pão, macarrão, massas, biscoitos) e tubérculos como batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, inhame.

Fontes de Gorduras: óleos vegetais, margarina, frutas oleaginosas, (amendoim, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas).

Construtores

Fontes de proteínas: carnes de boi, aves, peixes, frutos do mar, ovos, leite, queijos, iogurte, coalhada, leguminosas como feijões, lentilha, grão-de-bico e soja.

Reguladores

Fontes de vitaminas: sais minerais, fibras vegetais e água: verduras, legumes e frutas.

VEJA COMO COMPOR UMA REFEIÇÃO EQUILIBRADA:
Arroz = Energético
Feijão = Construtor
Frango Assado = Construtor
Salada de Alface, Tomate ou Pepino = Reguladores
Laranja = Regulador
Óleo para o preparo = Energético
DOIS ALIMENTOS DE CADA GRUPO

UM LANCHE OU CAFÉ DA MANHÃ
Leite = Construtor
Pão = Energético
Mamão = Regulador

UM ALIMENTO DE CADA GRUPO

  1. O equilíbrio nas refeições garante boa nutrição e melhor controle da glicemia.
  2. Fracione os alimentos em várias pequenas refeições.
  3. Insulinos-dependentes devem ajustar o horário e as quantidades de alimentos ao seu esquema de insulina.
  4. Os não-insulino-dependentes devem fazer no mínimo 4 refeições diárias.

ISTO FACILITA O APROVEITAMENTO DOS NUTRIENTES E POSSIBILITA GLICEMIAS MENORES APÓS AS REFEIÇÕES.

ESTEJA ATENTO AO CONSUMO DESSES ALIMENTOS:
Fibras Vegetais: São nutrientes importantes para a saúde do aparelho digestivo e prevenção de algumas doenças como prisão de ventre, hemorróidas, gastrite, colite e mesmo os tumores do aparelho digestivo.
Colaboram para controlar os níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e de glicose, evitando glicemias muito altas.
Fibras macias são responsáveis pelo menor aproveitamento da glicose e das gorduras durante a digestão. Os alimentos que oferecem estas fibras são:

  1. Leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha, grão-de-bico e soja);
  2. Cascas e bagaços de frutas;
  3. Legumes e verdura;
  4. Aveia e cevada

INCLUA ESTES ALIMENTOS EM SUAS REFEIÇÕES.
Gorduras e Colesterol: O alto consumo de gorduras favorece o aumento dos seus níveis no sangue e de doenças decorrentes disso.
REDUZA O CONSUMO DE GORDURAS EM GERAL.
Prepare os alimentos em óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim, canola ou oliva.
Evite carnes gordas, embutidos, queijos gordos, creme de leite, maionese e manteiga. Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações do Diabetes.
Sódio: Largamente encontrado no sal de cozinha, alimentos industrializados e de origem animal, o sódio é um componente importante para o desenvolvimento da hipertensão arterial (pressão alta) e, portanto, deve ser consumido com moderação.

  1. Reduza a adição de sal no preparo de alimentos.
  2. Evite adicionar sal ao alimento já preparado. Tire o saleiro da mesa.
  3. Evite temperos e molhos industrializados, que contenham sal como conservante. O mesmo é válido para os alimentos em conserva.
  4. Prefira temperos e alimentos frescos e congelados. Abuse de ervas aromáticas, alho, cebola e cheiro verde.
  5. Alguns adoçantes à base de sacarina e ciclamato contêm alto teor de sódio. Não abuse do adoçante e de outros produtos dietéticos.

Se não houver qualquer outro problema de saúde, associado ao diabetes, não será necessário o uso de sal hipossódico ou dietético.
Açucares (refinado, cristal e mascavo), mel, doces, refrigerantes contribuem de forma acentuada para o descontrole da glicemia. O ideal é evitar esses alimentos.
O álcool também contribui para o descontrole da glicemia.
Produtos dietéticos devem ser consumidos sob orientação do nutricionista ou médico.
Verifique na embalagem se o produto é indicado para diabéticos.
CONSULTE UM NUTRICIONISTA E SEU MÉDICO

Fonte: NovoNordisk

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons