Pé diabético: tire as suas dúvidas

Pé diabético: O que voce deve saber!


1.O que é pé diabético?

É uma complicação grave do paciente diabético, caracterizando por uma diminuição da sensibilidade dos pés e obstrução das artérias que nutrem os membros inferiores, aumentado assim o risco de feridas e infecções, os quais quando não diagnosticadas adequadamente podem levar a deformidades do pé e até mesmo a perda do membro (amputação).



2.Quais os principais sinais e sintomas do pé diabético?
Dormência, formigamento e perda da sensibilidade dos pés
Formação de calosidades.
Pés secos e com rachaduras.
Dor nas pernas para as caminhadas de curta distância.
Formação de feridas de difícil cicatrização.

3.Quais os exames necessários para prevenir o pé diabético?
Controle rigoroso da GLICEMIA com as medicação adequadas, visita ao médico para inspeção se há bolhas, calosidades ou alguma lesão suspeito.


Teste de sensibilidade dos pés com um monofilamento


teste da sensibilidade térmica com uma pedaço de algodão com álcool. Exames de imagem (raio X, ultra-sonografia vascular, ressonância magnética dos membros).
4.Qual o tratamento para o pé diabético?
Orientações para os fatores de risco: calosidades nos pontos de pressão dos pés. Na presença de feridas infectadas realiza-se debridamento cirúrgico com anestesia local ou raquianestesia, uso de antibiótico e curativos diários.
Eventualmente com a isquemia do membros inferiores (falta de sangue arterial devido a obstrução das artérias) esta indicado a revascularização do membro.

5.Qual a prevenção do pé diabético?
Inicialmente controlar a Diabetes com boa dieta, atividade física, uso correto da medicação (hipoglicemiante oral e/ou insulina).
Observar os pés todos os dias ou pedir algum familiar para realizar esta inspeção diária.
Lavar os pés todos os dias com sabonete neutro e água morna, enxugar bem os pés, principalmente entre os dedos.
Realizar boa hidratação dos pés.
Usar diariamente meias limpas e sapatos adequados.
Cuidar das unhas.

Caso clínicos pés diabéticos pós-debridamento







Veja o vídeo abaixo com imagens de um pé diabético. São imagens fortes - iguais as acima fotografadas - mas que servem para nos alertar a respeito do problema e que nos faz criar coragem para combater a diabetes, controlando-a com dietas adequadas, exercícios físicos e cuidados especiais que inibam ou debelem o aparecimento das doenças intercarrentes.




Ou veja o Slyde:




13 Dicas para Vencer o Estresse

http://i273.photobucket.com/albums/jj226/mattanasdicaelazer/0stress.gif


Cansaço, irritação, ansiedade, tensão muscular. Se você apresenta estes sinais de forma constante e com muita intensidade, e depois de uma consulta médica não encontrou causa física, provavelmente está sofrendo de estresse.

Trata-se de uma reação do organismo a um fato que muda a nossa rotina. Não precisa ser um acontecimento ruim. Pode ser conseqüência de uma situação de felicidade, medo, perda, etc. Ele altera o humor, a fome e o sono, e pode desencadear perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão.

A maneira mais fácil de detectar a doença é prestar atenção a todas as alterações do organismo, principalmente os sentimentos. Problemas no relacionamento familiar, queda na produtividade, baixa auto-estima e sensação de estar desajustado com o mundo são conseqüências diretas do estresse .

Para dominá-lo, basta assumir uma atitude relativamente simples : pensar positivo. Realizando as tarefas diárias com satisfação, elimina-se o que é desnecessário e valoriza-se a qualidade de vida.

Excesso de trabalho não é sinônimo de estresse. Tudo depende de como se vivencia os problemas. Quem aprende a mudar o que pode ser transformado e sabe conviver com o que não há jeito, praticamente elimina a possibilidade de desenvolver a doença. O estresse positivo faz a pessoa ser forte em momentos difíceis e conseguir resolver problemas num curto período de tempo.




13 dicas para vencer o estresse




1 - Adote uma alimentação balanceada :
Evite alimentos gordurosos e abuse de verduras, frutas e legumes. Coma bem no café da manhã e no almoço, e faça uma refeição mais leve no jantar. Beba muito líquido ao longo do dia.

2 – Pratique exercícios físicos :
A atividade física controla a ansiedade e aumenta a auto-estima. Escolha uma de que goste e comece a praticá-la aos poucos; 30 minutos, três vezes por semana, já é o suficiente.

3 – Cuide de sua saúde :
A saúde deve estar em ordem para agüentar as pressões do dia-a-dia. Vá ao médico e ao dentista regularmente. Se algo não vai bem em seu organismo, procure logo um especialista.

4 – Seja mais otimista :
Busque as atividades que lhe dão prazer. Viva intensamente os momentos de alegria. Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações, lida melhor com as dificuldades. Pare de reclamar : as soluções para os problemas sempre aparecem.

5 – Pense de maneira positiva :
Assuma a responsabilidade e o controle da sua vida. Não adote um comportamento passivo e uma postura de vítima. Guie seu destino de acordo com seus valores e ideais. Seja mais você e preocupe-se menos com a opinião alheia.

6 – Tenha autodisciplina :
Organize seus compromissos de acordo com a sua disponibilidade. Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer. Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias. O tempo para o descanso e o prazer são fundamentais.

7 – Cultive amigos :
Estabelecer relações sociais é necessário para dar alegria à vida. Um ombro amigo vale para dividir as alegrias e tristezas e compartilhar momentos especiais.

8 – Respire corretamente :
Respirar de maneira correta traz vantagens para o corpo e mente. Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e concentre-se na sua respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o ar dos pulmões. Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique este exercício.

9 – Durma bem :
O sono é essencial para a saúde, recarregando as energias e o bom humor. Para sentir-se bem-disposto no dia seguinte, mantenha um horário regular para se deitar e levantar, mas tente dormir cada vez mais. Começar a relaxar uma hora antes de ir para cama, garante um sono tranqüilo.

10 – Divirta-se :
Ir ao cinema, ler, cuidar do jardim, passear com o cachorro... Reserve todos os dias um tempo para o prazer. Quando se está muito ocupado, deixa-se o lazer de lado, mas o riso e a distração são importantes meios de prevenção do estresse.

11 – Diga não :
O mundo não vai acabar se você se negar a fazer alguma tarefa. A maioria das obrigações é estipulada por nós mesmos. Desfaça-se dos deveres aos poucos. Quando achar que deve, não pense que vai magoar as pessoas. Ao contrário, elas vão respeitá-lo, pois saberão que você valoriza seus próprios limites.

12 – Relaxe :
O relaxamento conduz ao repouso muscular através da meditação. As técnicas são simples mas requerem prática diária. O importante é o prazer que o relaxamento proporciona e o aprendizado do controle dos pensamentos.

13 – Não ao fumo, álcool, café e remédios :
Cigarro, álcool, café e remédios em excesso atrapalham o metabolismo do organismo. Abandone o fumo e beba somente socialmente. O café possui cafeína, um estimulante que pode aumentar a ansiedade. O uso de medicamentos indiscriminadamente pode causar efeitos colaterais. Só tome remédios indicados pelo médico, na quantidade e no tempo.






Veja, também, o Slyde

Alimentos transgênicos - Pós e contras

http://www.dmsc.moph.go.th/webroot/BQSF/Picture/new_pic/gmo.jpg

A polêmica dos transgênicos tem argumentos consistentes de um lado e do outro. Conheça o que falam os que condenam o cultivo e os que o apóiam.

Prós
  • O alimento geneticamente modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas geneticamente para produzirem vacinas ou iogurtes fermentados com OGMs que estimulem o sistema imunológico. Um feijão com a inserção de um gene da castanha do Pará, por exemplo, passa a produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida.
  • O uso de transgênicos pode reduzir o uso dos agrotóxicos (herbicidas, inseticidas e fungicidas) mais danosos, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção agredirá menos o meio ambiente.
  • As plantas geneticamente modificadas podem adquirir resistência ao ataque de insetos, de pragas e à seca ou até mesmo tornarem-se menos vulneráveis à geada.
  • Através da resistência obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças, aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas.
  • Outro ponto é o aumento de produção de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida do agricultor.
Contras

  • O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.
  • Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
  • Além dos riscos à saúde, também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos transgênicos adquirem resistência aos efeitos dos agrotóxicos, necessitando de um uso mais intenso do agrotóxico, e os restos poderão escoar para os rios e solos, contaminando o lençol freático e diminuindo a potabilidade da água. Um exemplo é a soja transgênica “Roundup Ready”, resistente ao herbicida Roundup (glifosato).
  • A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo (monocultura). Quanto maior for a variedade genética no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.
  • Pragas e doenças poderão tornar-se resistentes se houver a transferência do gene resistente para eles.
  • Alguns organismos que eram antes cultivados para serem usados na alimentação estão sendo modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.
Veja o vídeo e reforce a sua posição, a favor ou contra.

Caminhada - Dicas e Benefícios

http://www.revistameioemidia.com.br/cult.qps/_Arquivos/Imagens2/39/fitness&saude/fitiness_02.jpg

A caminhada é uma das atividades mais praticadas por todas as pessoas, pois é um jeito fácil, prático e barato de se exercitar.
É só você colocar uma roupa confortável (camiseta, bermuda, top), um tênis e achar um lugar agradável para você caminhar que pode ser na sua quadra, na praça, no asfalto, no campo, etc.
A caminhada ajuda muito no emagrecimento (queimando calorias), aumenta sua resistência física e cardiorespiratória, ajuda a você se sentir melhor e mais relaxado (ela libera a endorfina que é responsável pela sensação de bem estar), melhora a circulação sanguínea, entre outros.
Mas claro que se você nunca fez uma atividade física, o ideal é procurar um médico que vai lhe dizer se você está apto a praticar a atividade física, além disso, é bom procurar um profissional de educação física que vai dar orientação sobre o tempo e a quantidade de caminhada inicial (que pode ser 3 vezes por semana, por 20 minutos e a cada semana pode aumentar um pouco este tempo).

Então você está esperando o que para iniciar sua caminhada? Vamos lá, assim você aproveita desde agora todos esses benefícios citados.
Mas lembrê-se, respeite muito o seu corpo e não exagere demais no exercício.

Veja o vídeo abaixo que traduz, muito bem, os benefícios de uma bôa caminhada.

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons