Médico da Clínica do Dr. Olympio Faissol;
Membro fundador e da diretoria do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento;
Membro do corpo docente do Curso de Pós-graduação em Medicina Anti-Envelhecimento do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento.
O que é a dieta ortomolecular?
Hipócrates já dizia há 400 anos A.C. “que nosso alimento seja nosso remédio e que nosso remédio seja nosso alimento”. Pode-se optar em tomar medicamentos ou não, mas em relação à alimentação não temos opção, ou comemos ou morremos. Portanto, os alimentos exercem uma influência determinante na saúde e qualidade de vida.
A dieta ortomolecular é baseada na reeducação alimentar através da qual obtém-se a maior quantidade de nutrientes possíveis, com o menor acúmulo de toxinas residuais ou gordura, obtendo assim, máximo rendimento. Oferecendo às células, tecidos, órgãos e ao organismo como um todo, o necessário para a produção de energia, e para as funções de reparo, estrutura e duplicação celular.
Como a dieta funciona? Como ela age no organismo?
O alimento ideal é aquele que oferece o máximo de nutrientes com o mínimo de energia para digeri-lo, com a formação de menor quantidade de resíduos e gordura, e a maior facilidade de eliminação desses resíduos.
Na maioria das vezes, é necessária a desintoxicação do organismo antes de qualquer coisa, sobretudo se houver prisão de ventre. A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, tem dificuldade de eliminar o conteúdo de seus intestinos de forma adequada e plena. Ainda que evacuem todos os dias, não eliminam por completo os resíduos, sentindo-se desconfortáveis, agravando a TPM, acne, obesidade e dificultando a absorção dos alimentos, perpetuando o quadro.
Cada médico tem sua própria orientação nutricional ortomolecular, o que é comum a todos é a relevância dada à otimização das funções intestinais, para que possamos absorver adequadamente os nutrientes e eliminar as toxinas.
Quantos quilos uma pessoa pode perder?
A pessoa pode e deve emagrecer até obter a relação peso x altura ideal, conhecido como IMC (Índice Métrico Corporal).
O que está proibido na dieta?
Não costumo proibir nada. Procuro oferecer as seguintes orientações gerais:
1- Prefira alimentos naturais, não industrializados (sem produtos químicos), e orgânicos (sem agrotóxicos). Evite alimentos refinados, com açúcar, gordura hidrogenada e margarina.
2- Evite óleos industrializados para cozinhar, fritar ou grelhar e nunca utilize margarina. Prefira azeite de oliva extra virgem ou óleo natural de coco ou babaçu.
3- Evite refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Prefira sucos não adoçados, adoçados com stevia (pura, não misturada com sacarina e ciclamato e nunca com aspartame) ou apenas água.
4- Tome 4 copos de água pela manhã e à tarde. O primeiro em jejum com o suco de meio limão.
5- Evite ao máximo o açúcar e os alimentos que o contém. Evite carboidratos simples: Pães, arroz e massas refinados.
6- Prefira os alimentos integrais ricos em nutrientes e fibras, como arroz, pães e massas integrais.
7- Evite carne vermelha, embutidos ou frango industrial. Prefira proteínas de peixes ou frango e ovos orgânicos ou “caipiras”.
8- Tenha SEMPRE alimentos crus em todas as refeições. Legumes, verduras e frutas.
9- Tome diariamente Ômega 3 (Óleo de peixe ou linhaça - 2 cápsulas de 1g ao dia).
10- NUNCA UTILIZAR PANELAS DE ALUMÍNIO, PAPEL ALUMÍNIO OU DESODORANTES ANTI-TRANSPIRANTES (todos possuem alumínio). O alumínio aumenta o risco de várias doenças, inclusive o câncer.
Como é feita a combinação dos alimentos?
Manhã e lanches:
Frutas e/ou suco de frutas, não combinam com cereais. Caso queira comer pão, outros alimentos ou beber café deve-se aguardar pelo menos 1 hora após as frutas.
Almoço:
Metade do prato de vegetais crus ou no vapor, ¼ do prato a proteína de alto valor biológico (peixe, frango e ovos caipiras) e ¼ do prato arroz integral.
Jantar:
Sopa ou o mesmo acima, priorizando a proteína, ao arroz integral.
A dieta pode ser feita por qualquer pessoa?
Sim, e principalmente por doentes. Crianças, diabéticos e hipertensos recebem orientação específica.
Qual o tempo recomendado para fazer a dieta?
Sempre. Lembre-se que não é uma dieta, que por si é restritiva. Não conheço ninguém que consegue fazer dieta com sucesso. Acredito em reeducação alimentar não restritiva. Essa sim, é para sempre.
Costumo dizer que não me preocupo com as exceções, e sim com a regra, o cotidiano, o dia-a-dia. Os dias de festa existem e devem ser aproveitados, sem por isso comprometer uma dieta saudável, que mantém o corpo em forma não apenas na aparência, como também funcionalmente e acima de tudo HORMONALMENTE.
A dieta pode prejudicar o organismo de alguma forma?
Em hipótese nenhuma.
Dicas de cardápios.
Dicas para Reeducação Alimentar Ortomolecular.
CAFÉ DA MANHÃ:
1- Tomar 1 copo de água com o suco de um limão (iniciar com gotas de limão e aumentar aos poucos):
2- Suco com folhas verdes (espinafre, couve, rúcula, aipo etc.) + frutas (maçã combina melhor,porém pode adicionar frutas a gosto) + uma raiz (cenoura, beterraba, inhame etc.). Sem água e sem adoçar. Facilita se utilizar centrífuga ou processadores, pois no liquidificador será necessário coar;
3- Combinação entre as frutas: Na confecção do suco ou se preferir comer as frutas, é melhor NÃO misturar as não ácidas (banana, maçã, pêra, manga, abacate etc.) com as ácidas (laranja, tangerina, abacaxi, kiwi etc.);
4- O ideal é passar a manhã apenas com frutas, tomando outro suco ou comendo frutas no meio da manhã. Caso opte por outros alimentos, aguardar 1 a 2 horas após as frutas.
Observações:
Pão: Se não precisar perder peso, ou sentir muita necessidade de comer pão, procure comer 1 a 2 horas após as frutas. O pão deve ser integral feito SEM gordura hidrogenada ou óleos vegetais (pessoas com intolerância ao glútem não devem comer pão de trigo).
Leite: Evitar ao máximo. Se optar por usá-lo, utilize o tipo A ou B integral em sacos, e misture 1/3 de água para torná-lo desnatado. Evite o UHT em caixas. Preferir o iogurte feito em casa (sem químicos), feito com o leite desnatado descrito. Os laticínios devem ser evitados por quem deseja emagrecer ou apresenta sintomas de intolerância (rinites, congestão nasal, má digestão, gases etc.).
Café: Deve ser evitado por pessoas com tendência à ansiedade, insônia, gastrite, anemia, osteoporose. Nunca utilizar com açúcar ou adoçantes, exceto stevia pura.
LANCHE À TARDE E ANTES DE DORMIR:
Mesma orientação acima, exceto a água com limão.
ALMOÇO E JANTAR:
1- 1/2 do prato deve ser de vegetais, preferencialmente, crus e orgânicos (sem agrotóxicos). Podem ser também grelhados ou refogados, considerando que ao expor os vegetais ao calor, parte das vitaminas são perdidas e quase todas as enzimas também. Evitar molhos industrializados, sobretudo maionese, por conterem gordura trans, hidrogenada e ômega 6. Preferir azeite extra-virgem e vinagre de boa qualidade e limão com ervas finas.
2- 1/3 do prato deve ser de arroz integral misturado com alguma leguminosa (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico etc.).
3- 1/3 do prato deve conter uma proteína de alto valor biológico, em ordem decrescente de preferência:
Tofu (queijo de soja), peixes (evitar salmão por ser de cativeiro alimentado com rações industriais), frango e ovos (caipiras, não de granja industrial), carnes vermelhas magras (evitar ao máximo).
Observações:
Evitar líquidos às refeições, principalmente AÇUCARADOS OU ADOÇADOS COM ADOÇANTES. Caso sinta muita necessidade, prefira um pouco d´água sem gás, não muito gelada.
As massas podem substituir o arroz integral, nas mesmas proporções, desde que sejam integrais, para pessoas que não possuem intolerância ao glútem.
DICAS PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:
Para o bom funcionamento do nosso organismo, manutenção da saúde e longevidade com qualidade de vida, é de vital importância a eliminação das toxinas e resíduos do metabolismo. Para que isso ocorra é necessário termos, no mínimo, uma eliminação do conteúdo intestinal todos os dias.
O resultado do acúmulo de toxinas em decorrência da irregularidade no
trânsito intestinal, reflete-se das formas mais variadas. Acne, envelhecimento precoce da pele, digestão lenta, má assimilação com carência de nutrientes, fadiga crônica, colon irritável, tensão pré-menstrual, irritabilidade, câncer, são alguns exemplos.
Causas de Constipação:
Alimentos refinados com baixos teores de fibra;
Açúcar e produtos que o contém;
Quantidades insuficientes de líquidos;
Vida sedentária;
Medicamentos: antiácidos, antidepressivos, anticonvulsivantes, diuréticos etc.
Recomendações para prevenção e tratamento:
1- Misture quantidades iguais de semente de linhaça moída no liquidificador + farelo de trigo + farelo de aveia e guarde em um pote. Adquira ameixas secas sem semente (1 quilo). Cozinhe alguns minutos e amasse com um garfo para transformar em uma pasta e guarde em um pote. Misture uma colher de sopa da pasta de ameixas e das fibras e tome no desjejum e antes de dormir. Guardar os potes em geladeira;
2- Beber pelo menos 2 litros de água mineral de boa qualidade ao dia;
3- Praticar atividades físicas regulares;
4- Evitar alimentos pobres em fibras e enzimas digestivas como bolos, doces, pão branco, massas, alimentos industrializados em geral;
5- Aumentar os alimentos ricos em fibra e enzimas digestivas como legumes, verduras, frutas, pães e biscoitos integrais, arroz integral;
6- Mamão engolindo as sementes e mastigando parte delas;
7- Laranja engolindo o bagaço;
8- Iogurte natural;
9- Tomar 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça prensado a frio pela manhã;
10- Evitar o uso de laxantes;
11- Regularizar o ritmo intestinal, indo ao banheiro no mesmo horário todos os dias, mesmo sem vontade;
12- Suco de Clorofila:
Tomar 1 copo pela manhã, e antes de dormir.
Receita:
1 maçã picada com casca e sem semente ;
1 pepino médio;
3 folhas de couve ou quantidade equivalente de outra hortaliça rica em clorofila (agrião, rúcula, hortelã etc.);
Bater em centrífuga ou liquidificador(SEM ÁGUA)
1- 1 maçã e as folhas verdes socando com o pepino;
2- Coar com uma rede de filó.