Antioxidantes naturais

Dra. Maria de Lourdes Reis Giada
Nutricionista Prof. Adjunto do Departamento de Nutrição Básica e Experimental da UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, com parte da formação na Universidade de Reading, Inglaterra e desenvolve pesquisas com antioxidantes naturais desde 2001.
Publicado em: 05/09/2008
Última atualização: 29/10/2008

O que são antioxidantes naturais?

Antioxidantes naturais são substâncias químicas naturalmente encontradas principalmente na composição de alimentos de origem vegetal e que possuem efetiva atividade antioxidante, ou seja, são capazes de retardar ou inibir a oxidação de compostos oxidáveis.

Para que servem?

A atividade dos antioxidantes naturais é de interesse nutricional, uma vez que tem sido associada a potencialização de efeitos promotores da saúde humana através da prevenção de várias doenças como diabetes, arteriosclerose, câncer, mal de Alzheimer e de Parkinson, AIDS, catarata e osteoporose, entre outras. Adicionalmente, em alguns casos, estes compostos também vêm sendo empregados com propósitos terapêuticos, devido as suas propriedades farmacológicas tais como vasodilatadores, antiinflamatórios, bactericida, estimuladores da resposta imune, antialergênicos e antivirais.

A atividade dos antioxidantes naturais é também de interesse tecnológico, pois o processamento e obtenção de alimentos com elevado teor destas substâncias supõem uma redução da utilização de antioxidantes sintéticos potencialmente carcinogênicos, possibilitando a obtenção de alimentos mais saudáveis que podem chegar a ser incluídos no grupo dos alimentos funcionais.

O que são radicais livres e quando é que se tornam um problema para a nossa saúde?

Sabemos hoje que o nosso organismo está exposto a ação de formas extremamente reativas de oxigênio e nitrogênio ou radicais livres, que são continuamente produzidas por fatores internos (respiração, algumas funções imunes mediadas pelas células) e externos (fumo, fumaça de automóveis, dieta desbalanceada, etc). Uma super carga de radicais livres no nosso organismo causa um desequilíbrio orgânico, levando ao estresse oxidativo que está sendo sugerido como causa de várias doenças.

Quais são os benefícios? Qual é o papel dos antioxidantes no equilíbrio orgânico?

O benefício do consumo dos antioxidantes naturais deve-se, essencialmente, a sua facilidade em remover os radicais livres do nosso organismo, interrompendo a reação em cadeia provocada por estes. Todavia, os antioxidantes naturais podem também exercer sua ação antioxidante através de outros mecanismos: protegendo contra a oxidação de nossa proteína, DNA e gordura corpórea, bem como inibindo a ação de enzima oxidante no nosso organismo.

Como é uma dieta rica em antioxidantes? Que alimentos possuem antioxidantes naturais e quais não possuem?

Hoje sabemos que os antioxidantes naturais são importantes constituintes da dieta humana, sendo amplamente distribuídos em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras. Alguns destes compostos são incolores, como os encontrados na cebola branca. Outros possuem cor, como no repolho roxo, casca da uva escura e vinho tinto. Outros exemplos são morango, maçã, ameixa, cacao, batata, tomate, feijões, trigo e seus derivados, aveia, brócolis, espinafre e temperos como orégano, alecrim, canela e cravo. Capacidade antioxidante também tem sido encontrada para o azeite de oliva e bebidas como chá e café. As sementes como tamarindo, canola, sésamo, linhaça e girassol são outras possíveis fontes de antioxidantes naturais.

A contribuição dos alimentos de origem animal no que diz respeito aos antioxidantes naturais se dá em escala bem menor.

Há alguma contra-indicação?

O elevado consumo de antioxidantes naturais pode resultar no indesejável efeito pró-oxidante. Contudo, dificilmente chegaríamos a esse consumo apenas através da ingestão de alimentos vegetais. Pelo contrário, as nossas pesquisas têm mostrado que o consumo regular de antioxidantes naturais diretamente de vegetais frescos pode ser mais eficaz no combate aos radicais livres que um suplemento alimentar e sem causar danos ao nosso organismo. Por outro lado, a indicação de suplementos antioxidantes deve ser feita e acompanhada por profissional habilitado e apenas em casos de real necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons