Dieta do Mediterrâneo

Dra. Claudimar de J. Oliveira
Departamento de Alimentos -Laboratório de Lípides - FCF - USP (capital) e-mail: clauoliveira@usp.br
Publicado em: 16/06/2008
Última atualização: 29/10/2008

O que é a dieta do mediterrâneo?

A dieta mediterrânea clássica é, na verdade, o hábito alimentar da população da ilha de Creta. A alimentação dessa população foi considerada um modelo a partir de um estudo coordenado pelo pesquisador Ancel Benjamin Keys, em que foi detectada a menor incidência de doenças cardiovasculares e outras enfermidades crônicas não transmissíveis, dentre sete países estudados. A partir desses indicadores, puderam determinar a influência positiva da alimentação, no que consistia em baixo consumo de carnes vermelhas e gordura saturada; elevado consumo de hortaliças, frutas e azeite de oliva extra virgem, moderado consumo de peixe, vinho, leite e derivados.

Como a dieta age no organismo?

Na verdade, os compostos provenientes da dieta mediterrânea possuem atividade antioxidante, que irá colaborar com o controle da ação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que podem provocar lesões celulares, aumentando o risco do surgimento de várias patologias. Dentre esses compostos com potencial para o controle de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, pode-se citar vitaminas C e E (provenientes de frutas, hortaliças e castanhas) e compostos fenólicos advindos de frutas, hortaliças, vinho e do azeite de oliva extra virgem. Além do mais, a quantidade de fibras também é bem representativa.

Outra questão para ser levada em conta é o tipo de ácido graxo contido no azeite de oliva extra virgem. No azeite, há a predominância de ácido graxo oléico, um ácido graxo monoinsaturado, ou seja, com uma única dupla ligação em sua estrutura, que se mostra mais estável ao ataque das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio e exerce um papel biológico benéfico no organismo. Vale ressaltar que mesmo o azeite de oliva possuindo um perfil de ácidos graxos muito bom, cada grama de azeite possui o mesmo valor calórico que qualquer outro óleo ou gordura, ou seja, 9 calorias por grama.

Quantos quilos uma pessoa pode perder?

Na verdade, quando você consome uma quantidade de alimentos adequada para sua idade, sexo, atividades físicas, peso, altura e ainda insere atividades físicas regulares no dia-a-dia, sendo uma alimentação variada e com os nutrientes essenciais para a manutenção do organismo, caso haja a necessidade de se ajustar o consumo para ocorrer perda de peso, isso ocorrerá naturalmente, sem prejuízos ao organismo. O que não se deve fazer é aderir a dietas muito restritas e com carência de nutrientes. Se houver a necessidade de perda de peso, o montante calórico deve ser cuidadosamente ajustado e o acompanhamento deve ser feito de forma constante por um nutricionista.

O que está proibido na dieta?

É um tanto quanto delicado utilizar o termo proibido. O consumo com parcimônia de alguns alimentos deve ser recomendado. Dentre esses alimentos podemos citar doces, açúcar e derivados (de todos os tipos), alimentos ricos em ácidos graxos saturados ou com um teor total elevado de lipídeos, frituras, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas dentre outros.

Como é feita a combinação dos alimentos?

Toda e qualquer refeição deve ser composta com alimentos fontes de carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras, além de líquidos como água e sucos. A quantidade deve ser ajustada à necessidade de cada um.

A dieta pode ser feita por qualquer pessoa?

Qualquer pessoa deve procurar se alimentar de modo correto. Na verdade, o que foi absorvido ao longo dos anos da dieta mediterrânea foi justamente o seu padrão rico em hortaliças e frutas e com baixo consumo de ácidos graxos saturados e outros alimentos, que quando consumidos em excesso podem ser deletérios. É válido lembrar que o padrão de consumo alimentar nacional é muito parecido com a dieta mediterrânea, variando somente as quantidades.

Qual o tempo recomendado para fazer a dieta?

Alimentar-se bem deve ser uma atitude constante.

A dieta pode prejudicar o organismo?

Todo e qualquer excesso pode ser prejudicial.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons