13 Dicas para Vencer o Estresse

http://i273.photobucket.com/albums/jj226/mattanasdicaelazer/0stress.gif


Cansaço, irritação, ansiedade, tensão muscular. Se você apresenta estes sinais de forma constante e com muita intensidade, e depois de uma consulta médica não encontrou causa física, provavelmente está sofrendo de estresse.

Trata-se de uma reação do organismo a um fato que muda a nossa rotina. Não precisa ser um acontecimento ruim. Pode ser conseqüência de uma situação de felicidade, medo, perda, etc. Ele altera o humor, a fome e o sono, e pode desencadear perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão.

A maneira mais fácil de detectar a doença é prestar atenção a todas as alterações do organismo, principalmente os sentimentos. Problemas no relacionamento familiar, queda na produtividade, baixa auto-estima e sensação de estar desajustado com o mundo são conseqüências diretas do estresse .

Para dominá-lo, basta assumir uma atitude relativamente simples : pensar positivo. Realizando as tarefas diárias com satisfação, elimina-se o que é desnecessário e valoriza-se a qualidade de vida.

Excesso de trabalho não é sinônimo de estresse. Tudo depende de como se vivencia os problemas. Quem aprende a mudar o que pode ser transformado e sabe conviver com o que não há jeito, praticamente elimina a possibilidade de desenvolver a doença. O estresse positivo faz a pessoa ser forte em momentos difíceis e conseguir resolver problemas num curto período de tempo.




13 dicas para vencer o estresse




1 - Adote uma alimentação balanceada :
Evite alimentos gordurosos e abuse de verduras, frutas e legumes. Coma bem no café da manhã e no almoço, e faça uma refeição mais leve no jantar. Beba muito líquido ao longo do dia.

2 – Pratique exercícios físicos :
A atividade física controla a ansiedade e aumenta a auto-estima. Escolha uma de que goste e comece a praticá-la aos poucos; 30 minutos, três vezes por semana, já é o suficiente.

3 – Cuide de sua saúde :
A saúde deve estar em ordem para agüentar as pressões do dia-a-dia. Vá ao médico e ao dentista regularmente. Se algo não vai bem em seu organismo, procure logo um especialista.

4 – Seja mais otimista :
Busque as atividades que lhe dão prazer. Viva intensamente os momentos de alegria. Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações, lida melhor com as dificuldades. Pare de reclamar : as soluções para os problemas sempre aparecem.

5 – Pense de maneira positiva :
Assuma a responsabilidade e o controle da sua vida. Não adote um comportamento passivo e uma postura de vítima. Guie seu destino de acordo com seus valores e ideais. Seja mais você e preocupe-se menos com a opinião alheia.

6 – Tenha autodisciplina :
Organize seus compromissos de acordo com a sua disponibilidade. Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer. Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias. O tempo para o descanso e o prazer são fundamentais.

7 – Cultive amigos :
Estabelecer relações sociais é necessário para dar alegria à vida. Um ombro amigo vale para dividir as alegrias e tristezas e compartilhar momentos especiais.

8 – Respire corretamente :
Respirar de maneira correta traz vantagens para o corpo e mente. Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e concentre-se na sua respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o ar dos pulmões. Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique este exercício.

9 – Durma bem :
O sono é essencial para a saúde, recarregando as energias e o bom humor. Para sentir-se bem-disposto no dia seguinte, mantenha um horário regular para se deitar e levantar, mas tente dormir cada vez mais. Começar a relaxar uma hora antes de ir para cama, garante um sono tranqüilo.

10 – Divirta-se :
Ir ao cinema, ler, cuidar do jardim, passear com o cachorro... Reserve todos os dias um tempo para o prazer. Quando se está muito ocupado, deixa-se o lazer de lado, mas o riso e a distração são importantes meios de prevenção do estresse.

11 – Diga não :
O mundo não vai acabar se você se negar a fazer alguma tarefa. A maioria das obrigações é estipulada por nós mesmos. Desfaça-se dos deveres aos poucos. Quando achar que deve, não pense que vai magoar as pessoas. Ao contrário, elas vão respeitá-lo, pois saberão que você valoriza seus próprios limites.

12 – Relaxe :
O relaxamento conduz ao repouso muscular através da meditação. As técnicas são simples mas requerem prática diária. O importante é o prazer que o relaxamento proporciona e o aprendizado do controle dos pensamentos.

13 – Não ao fumo, álcool, café e remédios :
Cigarro, álcool, café e remédios em excesso atrapalham o metabolismo do organismo. Abandone o fumo e beba somente socialmente. O café possui cafeína, um estimulante que pode aumentar a ansiedade. O uso de medicamentos indiscriminadamente pode causar efeitos colaterais. Só tome remédios indicados pelo médico, na quantidade e no tempo.






Veja, também, o Slyde

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons