Pesquisa diz que adoçante pode engordar mais que açúcar. Especialistas recomendam uso com moderação

RIO - Um estudo americano - realizado em camundongos - sugere que o adoçante pode engordar mais que o açúcar. Mas, segundo especialistas, ainda é cedo para se preocupar com os possíveis quilos extras. O endocrinologista Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, lembra que a pesquisa está em fase experimental e que, portanto, não há motivo para que os consumidores de adoçante - sejam aqueles que têm diabete ou que desejam perder peso - mudem seus hábitos. ( Confira aqui os prós e contras de cada adoçante )

- O estudo é interessante, mas deve ser avaliado de forma mais intensa. Por isso, pacientes diabéticos e que querem perder peso não devem mudar sua conduta na utilização dos edulcorantes - diz o médico.

Embora não haja estudos científicos que comprovem que o adoçante possa fazer mal à saúde, existe um consenso entre os especialistas de que ele deve ser consumido com bastante moderação.

- Recomenda-se utilizar os adoçantes com parcimônia e a menor quantidade possível. Assim, todos os edulcorantes podem ser consumidos com segurança -afirma Ruy Lira.

A nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, lembra que se a pessoa não é diabética, não há necessidade de usar adoçante.

- Se a pessoa não é diabética, não precisa usar adoçante. É preferível o uso de açúcar natural, como o mascavo. Já quem deseja perder peso deve fazer uma reeducação alimentar, colocar os adoçantes com moderação na dieta e praticar exercício físico - esclarece.

Nas prateleiras dos supermercados, há uma ampla variedade de produtos. Diante de tanta opção, como escolher o adoçante ideal?

- Recomendamos moderação e variedade, tanto no consumo de edulcorantes como de qualquer produto industrializado do grupo dietético. O ideal é alternar as marcas e o tipo - diz a nutricionista Sônia Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

VÍDEOS POSTADOS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons